Imprimir

Distribuição em Destaque

 

 

 Em 1999, como parte do então recém-criado Programa Benchmarking, a Abradee começou a medir de forma sistemática a satisfação dos clientes residenciais, para avaliar qual o grau de satisfação dos consumidores de energia em relação à melhoria constante das distribuidoras brasileiras.

A Abradee realiza a Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial  há 18 anos, sendo que, em 2016, 74,4% dos pesquisados declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço de energia. O grande desafio é melhorar ainda mais a satisfação na próxima década, mesmo com os cenários de renovação das concessões e revisões/reajustes tarifários, que têm exigido negociações e monitoramento constantes.

 O Gráfico mostra a variação percentual do Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP) dos anos de 1999 a 2016. Tal índice é elaborado a partir da apuração de dados levantados no questionário, elaborado em parceria com o Instituto Innovare e aplicado nacionalmente.

Como um dos principais termômetros da satisfação com os serviços de distribuição de energia, os resultados são analisados pela Abradee com cada uma de suas associadas, diagnosticando, ano a ano, principais qualidades e pontos a melhorar, bem como a evolução dos dados em comparação a períodos anteriores.

 

 

  • Governança Corporativa

A Bovespa possui 187 empresas listadas nos níveis de Governança Corporativa: Nível 1; Nível 2 e Novo Mercado.

O setor elétrico possui a maior participação setorial (18 empresas), sendo 10 empresas atuantes na distribuição de energia elétrica.

 

 

  • Sustentabilidade Empresarial

ISE – Índice de Sustentabilidade da Bovespa (ano 2016)

Das 39 empresas que integram o ISE, 7 atuam na área de distribuição de energia elétrica; é o setor, aliás, com a maior participação no Índice.

 

 

Destaque Internacional em Sustentabilidade

O Dow Jones Sustainability World Index possui apenas 8 empresas do setor elétrico em seu portfólio; uma delas é a Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A.

Além de completar 14 anos consecutivos de participação no Índice Dow Jones, a Cemig é a única empresa do setor elétrico latino-americano a participar do Dow Jones Sustainability World Index desde sua criação.

 

 

  • Responsabilidade Social

 

Desde 2000, a Abradee é parceira do Instituto Ethos na sua missão de desenvolver e disseminar os conceitos de Responsabilidade Social. Além disso, o setor de distribuição de energia elétrica foi o primeiro a adaptar os Indicadores Ethos para atender às suas necessidades, criando indicadores específicos.

Por fim, a Responsabilidade Social é levada tão a sério que se concede, anualmente, uma modalidade exclusiva do Prêmio Abradee para o critério de Responsabilidade Social. 21 distribuidoras associadas da Abradee também são associadas ao Instituto Ethos.

Pacto Global – ONU

239 empresas brasileiras são signatárias do Pacto Global e, destas, 17 são distribuidoras de energia que adotam seus 10 princípios em suas práticas de negócios.

Fundação ABRINQ

14 distribuidoras associadas são empresas participantes do Programa Empresa Amiga da Criança da Fundação ABRINQ.