Imprimir

Eletrobras apresenta dicas de como economizar energia elétrica durante as festas de fim de ano

Eletrobras apresenta dicas de como economizar energia elétrica durante as festas de fim de ano

 

Fonte: Eletrobras Distribuição Alagoas - 27/11/2017 

Com a chegada do fim do ano, muitos alagoanos enfeitam as casas com as luzes pisca-pisca, cascatas com lâmpadas e jardins decorados para o Natal. Toda essa luminosidade pode se tornar um peso na hora de pagar a conta de energia. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas apresenta dicas de como manter a decoração natalina sem pesar no bolso. 

As lâmpadas decorativas estão entre as vilãs do consumo nesse período. Se um conjunto com 100 lâmpadas comuns, com 58 W de potência, por exemplo, ficar ligado 8h por dia durante um mês, consome 13,92 KWh/mês. Um aumento de, aproximadamente, R$ 9,72 na conta de energia.

Para evitar essa situação, a Eletrobras orienta a compra de luzes de eficientes. Um conjunto de 100 "pisca-piscas" de LED com 7,5 W, nas mesmas condições de uso, consome 1,8 KWh/mês, o que significa um aumento de apenas R$ 1,26 na conta de energia, uma economia de 87% em relação aos enfeites tradicionais.

O gerente de Eficiência Energética da Eletrobras, Edmilson Santos, alerta que alguns cuidados devem ser tomados já no momento da aquisição do equipamento utilizado e que é preciso ficar atento à potência, tensão e o tipo de lâmpada informada na embalagem. “Quanto maior a potência e tempo de uso, maior será o consumo do enfeite natalino. É aconselhável que o consumidor escolha aqueles que tenham uma potência menor, como as de LED”, alerta Edmilson.

Outra prática que ajuda a reduzir o consumo nos feriados de fim de ano é desligar os aparelhos decorativos no período em que não houver pessoas na residência. É importante estar atento ao estado de conservação do “pisca-piscas” guardados antes de reutilizar, o uso prolongado dessas luzes pode provocar ressecamento dos materiais, podendo causar um curto-circuito.