Imprimir

Eletropaulo utiliza soluções tecnológicas para aprimoramento de suas atividades

De: Imprensa Eletropaulo

 

Eletropaulo utiliza soluções tecnológicas para aprimoramento de suas atividades

 

Drones de monitoramento e treinamentos com realidade virtual estão entre as inovações adotadas pela concessionária

 

 

A Eletropaulo, com o objetivo de aprimorar os serviços que presta aos clientes de sua área de concessão, adota soluções tecnológicas que deixam mais eficientes trabalhos de fiscalização, modernização e monitoramento da rede elétrica. A tecnologia também tem sido aliada na capacitação de colaboradores e na melhora dos canais de atendimento ao cliente.

 

O uso de drones, por exemplo, auxilia a concessionária no monitoramento de suas redes. Controlado remotamente, o equipamento permite melhorar os processos de verificação e manutenção das mais de 6 mil torres de subtransmissão da empresa, garantindo, assim, maior segurança para a distribuição de energia nas 24 cidades de sua área de concessão.

 

O uso do drone, além de ampliar o escopo da área monitorada, possibilita a realização das análises a despeito do tempo – ou seja, em dias de sol ou de garoa. Antes, por motivos de segurança, os técnicos da empresa não podiam realizar os monitoramentos em dias com chuva, mesmo que fina. Além disso, equipamento é blindado, rastreável e possui duas câmeras, uma para quem opera e outra para fim de inspeção dos ativos da companhia. 

 

Para a implementação do projeto dos drones, 14 profissionais da Eletropaulo foram selecionados e capacitados para operar o equipamento. O treinamento durou, aproximadamente, 30 horas e foi dividido entre cursos teóricos, aulas de pilotagem prática, regulamentação do drone e simulações.

 

Um serviço que antes seria feito por quatro ou até seis pessoas em 40 minutos, hoje é realizado por um equipamento menor e, no máximo, em 20 minutos. Além de reduzir o tempo de análise pela metade, o uso do drone também facilita a tomada de decisão da equipe que inspeciona as torres de subtransmissão, localizadas em maior quantidade na Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, e na cidade de Santana de Parnaíba.

 

Realidade virtual

Outra tecnologia que desembarcou definitivamente na concessionária é a Realidade Virtual. Desde janeiro, a Eletropaulo tem investido na capacitação dos seus colaboradores utilizando óculos VR.

 

O equipamento de realidade virtual é adotado em treinamentos que simulam serviços técnicos na rede elétrica da Eletropaulo, proporcionando ao aluno uma visão 360 graus do local de trabalho e simulando a experiência como se fosse real. Com ele, é possível simular todas as tarefas, seguindo os métodos e procedimentos de trabalho, evitando acidentes. Até o momento, 80 colaboradores já foram capacitados.