Imprimir

Governo quer construir plano para baixar tarifa de energia - FONTE DCI (SP)

FONTE.: DCI (SP) 

O governo federal tem promovido reuniões semanais com instituições técnicas do setor elétrico para buscar meios de reduzir as tarifas de energia, e a expectativa é que até o final do mês seja possível ter um plano de ação com possíveis iniciativas e um cronograma para os trabalhos. O plano para buscar uma redução tarifária vem em um momento em que as tarifas das distribuidoras de eletricidade têm sofrido reajustes contratuais que chegaram em alguns casos a mais de 20%.

“Grupos [de trabalho] estão sendo montados e a cada semana estamos tendo reuniões. Devemos ter um plano de ação definido até o final do mês”, disse à agência Reuters o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo. A referência ao passado faz alusão a um plano lançado em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff, que antecipou a renovação de contratos de geração e transmissão de empresas sob a promessa de reduzir as contas de luz em cerca de 20 por cento no ano seguinte.

“A ideia é explicitar o que onera a conta. Cada uma das parcelas e como podem ser otimizadas sem romper nenhum contrato e sem fazer nenhum tipo de irresponsabilidade, como no passado, mas sendo proativo no sentido de tentar diminuir”, adicionou. Azevedo não deu detalhes, entretanto, de como o governo pretende executar o plano.