fbpx

Amazonas Energia alerta para cuidados com papagaios / pipas na rede elétrica

No Amazonas, esse tipo de prática é bem comum na capital e interior, e o que muita gente não sabe é que soltar pipas próximo a rede elétrica, pode causar um grande estrago e até um acidente fatal. O famoso ‘papagaio’ de papel (pipa) é um dos responsáveis por desgastes e acidentes na rede elétrica. Na última quinta-feira (03), foi registrada uma ocorrência de danos a equipamentos da subestação de Manacapuru, conforme vídeo.

A pipa é usada junto com o cerol, que corta e danifica os fios podendo causar curto circuitos, e já houveram casos de pessoas que sofreram choque elétrico grave por causa de papagaio.

É um dos causadores de desligamentos, pois, geralmente, rompem os cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica, além disso, muitos curtos circuitos e oscilações são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

A Amazonas Energia orienta soltar pipas/papagaios somente em locais abertos e bem longe da rede elétrica, como parques, praias e campo de futebol. Se a pipa enroscar nos fios elétricos, não tente tirá-la de jeito nenhum (sua vida é mais importante). Evite também usar o cerol.