fbpx

BALCÃO DE IDEIAS, INICIATIVA DO INSTITUTO NEOENERGIA E DO CIEDS, LANÇA PÁGINA PARA EDUCADORES VOLTADA AO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Natal, 10 de setembro de 2020

O projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas, iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDs), acaba de lançar uma página em sua plataforma (www.cieds.org.br/balcaodeideias/covid-19/) dirigida a educadores, professores e outros profissionais da área de Educação, para compartilhamento de experiências, promoção do conhecimento e diálogo sobre os desafios da área no enfrentamento à pandemia.

Um dos mais afetados com a COVID-19, o segmento educacional tem enfrentado dificuldades, como a adaptação do conteúdo para a nova realidade, o planejamento do retorno às aulas presenciais e o cenário pós-pandemia. O projeto, que já atendeu a mais de 1.181 educadores no Brasil, percebeu a necessidade de criar uma página virtual, acessível gratuitamente a todos os profissionais de educação, para fortalecer o conhecimento, a troca de experiências e vivências dos educadores, disponibilizando, ainda, informações de interesse, como eventos e notícias sobre educação.

“Esse é um espaço de diálogo e integração entre os profissionais de educação. Vivemos tempos desafiadores com os impactos da pandemia e ações colaborativas e em rede se mostram cada vez mais importantes e necessárias”, diz Nathacha Ferreira, coordenadora do projeto no CIEDs.

A página oferece além das práticas de educação e de seus temas transversais, a possibilidade dos professores de todo país – que podem se cadastrar gratuitamente na plataforma – conhecerem eventos, como webinares, cursos online e palestras abertas do setor, além de acessarem notícias, artigos, editais e materiais didáticos, bem como enviarem suas boas práticas na página.

“Tínhamos que responder rapidamente a essa nova realidade. O lançamento dessa página avança nos objetivos do projeto Balcão de Ideias, apoiado pelo Instituto Neoenergia desde 2019, com atenção às novas demandas desse cenário da COVID-19. A iniciativa complementa um dos pilares de nossa atuação, o de Formação & Pesquisa, para que, juntos, pensemos soluções para a educação de forma colaborativa”, conclui Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA: tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações socioambientais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção dos projetos selecionados, reforçando a marca e o compromisso da empresa com o desenvolvimento da cultura e economias locais. Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS (www.neoenergia.com).

SOBRE O CIEDS: Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS promove soluções sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro e, acima de tudo, prosperidade. Acreditamos que cada pessoa possui os saberes e os potenciais para mudar suas vidas e comunidades. Há mais de vinte anos temos alcançado resultados que mudaram a vida de milhares de pessoas, criando oportunidades para quem mais precisa. Fizemos tudo isso construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos (www.cieds.org.br).