fbpx

Copel amplia uso de drones para inspeção de redes de energia

A Copel adquiriu 100 drones para uso em inspeções em linhas de distribuição de média e alta tensão no Paraná. Os equipamentos estão sendo usados em inspeções preventivas e corretivas nos mais de 200 mil quilômetros de linhas de distribuição da Companhia.

A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso. “Nas áreas rurais ou no entorno das cidades, e também no litoral em regiões onde somente é possível chegar de barco, por exemplo, os drones fazem toda a diferença, pois registram as informações que precisamos com eficiência, sem precisar deslocar o eletricista em trechos complexos”, detalha o supervisor de setor da Divisão de Desempenho da Manutenção Leste, Cristiano José Gober.

Uma inspeção comum por terra costumava levar cerca de dez dias por trecho. Esse tempo caiu para três dias em 2020 e deve reduzir ainda mais com o aumento da quantidade de equipamentos.

Até então, a Copel tinha 19 drones para inspeções, adquiridos em 2018 basicamente para testes. Com os novos equipamentos, mais inspeções estão sendo feitas em toda a rede da empresa no Paraná e, para que os consumidores não tenham receio de ver os equipamentos sobrevoando por suas propriedades, todos foram adesivados com a identidade visual da empresa.

“Se o consumidor identificar um drone laranja sobre sua propriedade, provavelmente será um dos nossos e, com isso, não há com o que se preocupar, são inspeções de rotina para verificar as condições da rede e identificar anomalias, ou seja, é para o próprio bem do cliente”, afirma o inspetor de linhas e redes, Vitor Hugo Marzarotto, que junto com o colega Eduardo Vieira da Rosa Haus sugeriu que a empresa ampliasse a divulgação deste novo serviço.

Segurança

Ainda assim, caso o consumidor veja um drone sobrevoando sua propriedade, é possível entrar em contato com a Companhia para confirmar se o serviço realmente está sendo feito por profissionais da Copel, basta ligar para 0800 51 00 116.

Os novos equipamentos são do modelo Mavic Pro 2 e têm configurações próprias para inspeções de obras, aplicações de segurança e fiscalização, projetos e mapeamentos. Eles foram distribuídos por diversas unidades da Copel no Paraná, entre agências e áreas de manutenção, inspeção de redes, segurança do trabalho, geoprocessamento e projetos e obras.

Cerca de 100 profissionais da Companhia foram treinados em Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba em junho, para operarem os novos drones. O próximo passo será adquirir um software que transmita as imagens e informações dos drones para a central da Copel em tempo real.