fbpx

Copel lança websérie sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Copel lança na próxima quarta-feira (31) a websérie Energia da Sustentabilidade, que vai abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua relação com o setor elétrico. O lançamento acontece com um webinar e, também, um podcast sobre o tema, levantado as ações empreendidas por empresas como a Copel e pelo mercado para tornar o cumprimento dos ODS factível, conforme as metas da Agenda 2030 da ONU. 

Com sete episódios, a websérie inicia trazendo a definição dos ODS e, na sequência, detalha aqueles priorizados pelas empresas do setor elétrico – Energia acessível e limpa (ODS 7), Emprego digno e crescimento econômico (ODS 8), Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 8), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e Combate às alterações climáticas (ODS 13) ; finalmente, será abordada a aplicação das ações referentes ao cumprimento dos ODS junto às partes interessadas (clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, governos etc). “Nosso objetivo é esclarecer o assunto desde o princípio e explicar, de forma didática, como os ODS acontecem na prática, no dia a dia das empresas comprometidas com sua realização”, explica a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel, Luisa Nastari. 

O assunto, que já é alinhado à estratégia da Companhia desde a adesão ao Pacto Global da ONU, em 2000, ganha ainda mais corpo mediante o cenário da pandemia da Covid-19. “A Copel está firmemente comprometida com a Sustentabilidade e, por consequência, os critérios ASG [Ambiental, Social e Governança]. Com a pandemia de covid-19, torna-se ainda mais necessário consolidar ações para um caminho sustentável, e esse é um diferencial que o mercado vai observar com maior atenção a partir deste momento. ”, pontua o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto. 

Daí a importância em tornar o tema dos ODS ainda mais familiar ao público. “Percebemos uma necessidade grande em esclarecer como nossas ações refletem no cumprimento destes objetivos. São diversos programas e projetos desenvolvidos com o intuito de fazer cumprir especificamente as metas dos ODS, especialmente aqueles fortemente influenciados pela atuação do setor elétrico”, detalha Luisa. 

Webinar e podcast 

Para o evento de lançamento a Copel promove o encontro virtual da gerente de Meio Ambiente da Rede Brasil do Pacto Global, Elisa Badziack, e do especialista em sustentabilidade e um dos responsáveis pela coordenação da priorização dos ODS no setor elétrico, Pedro Barizon, com a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel, Luisa Nastari. 

No webinar, eles abordarão as iniciativas do setor elétrico no cumprimento dos ODS e a importância da pauta para o futuro das empresas e do planeta. Será nesta quarta, 31 de março, às 14h30. O evento é aberto ao público em geral, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Basta acessar o canal da Copel no Youtubepara assistir. Na ocasião também será lançado o podcast com os especialistas, que ficará disponível nas principais plataformas de streaming (Soundcloud, Deezer, iTunes e Spotify). 

A websérie Energia da Sustentabilidade é uma iniciativa do programa Educa ODS, da Copel, voltado à sensibilização dos públicos interno e externo da Companhia no que diz respeito ao meio ambiente e às relações sociais em prol dos ODS, conforme as diretrizes do referencial estratégico da empresa. Os vídeos serão publicados mês a mês, no site e nas redes sociais (Youtube e LinkedIn) da Copel.