COSERN e CREA-RN assinam convênio de cooperação para reforçar ações de segurança com a rede elétrica na construção civil

0
236

Natal, 31 de outubro de 2018
O Diretor-Presidente da COSERN, Luiz Antonio Ciarlini, e a Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Rio Grande do Norte, Ana Adalgisa Dias Paulino, assinaram na tarde desta 4ª feira (31), na sala da Presidência do Edifício-Sede da COSERN, um convênio de cooperação entre os dois órgãos para aprimorar a prestação de serviços mútuos junto à população e intensificar as fiscalizações voltadas à segurança com a rede elétrica.
No Convênio, o CREA-RN se comprometeu a encaminhar os profissionais de fiscalização do órgão para participar dos treinamentos da COSERN, bem como fiscalizar as obras indicadas pela concessionária, exigir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das instalações elétricas dos canteiros de obras e identificar e alertar, nas obras que fiscaliza, possíveis riscos de acidentes com a rede elétrica.
A COSERN, por sua vez, se comprometeu a oferecer, entre outros itens, treinamento e material educativo aos profissionais de fiscalização do CREA-RN, habilitando-os para um novo olhar com foco na prevenção de acidentes com a rede elétrica, exigir a ART nos pedidos de ligações para canteiros de obras e realizar ações conjuntas permanentes de promoção da segurança com a rede elétrica.
Na sua fala, o Diretor Presidente da COSERN destacou a importância da parceria com o CREA-RN no reforço do trabalho preventivo permanente que a concessionária faz. “O Conselho tem uma capilaridade muito grande e atua diretamente nas questões voltadas à construção civil, atividade onde infelizmente ainda acontece a maioria dos acidentes envolvendo a rede elétrica”, disse Ciarlini. “Para nós, é de grande importância esse convênio, pois vamos avançar muito na divulgação das orientações para prevenção de acidentes” complementou o Presidente.
A Presidente do CREA-RN ressaltou na sua fala a satisfação do órgão com a assinatura do convênio. “Saio daqui com o sentimento de que essa parceria vai nos trazer muitos frutos e o maior dele é salvar vidas, uma preocupação tanto do CREA quanto da COSERN”, disse Ana Adalgisa.
Para Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa e responsável pelas ações de segurança com a população do Grupo Neoenergia, a assinatura do convênio entre as duas instituições é mais um grande passo dentro do programa educativo permanente de reforço da segurança e prevenção de acidentes da COSERN. “Nós já estamos presentes em lojas de materiais de construção, nos muros das nossas subestações, em palestras em escolas e temos um grande apoio da imprensa. Agora, vamos chegar de forma mais direta aos canteiros de obras de todo o estado”, disse Karine.
Fotos: Cosern/Divulgação
Sobre a Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a COSERN tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a COSERN orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Baixar o aplicativo da COSERN, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da COSERN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here