fbpx

Cosern Participa Da Semana Nacional De Segurança Da Abradee E Reforça Dicas Para Uso Seguro Da Energia Elétrica

Natal, 06 de agosto de 2019

A Cosern, empresa controlada pela Neoenergia, está participando da 13ª Semana Nacional de Segurança, evento promovido em todo Brasil até o próximo domingo (11) pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida!”, a iniciativa da Abradee, que envolve as 41 distribuidoras associadas, tem por objetivo reforçar a importância do uso seguro de energia elétrica e evitar acidentes.

De acordo com estatísticas da Abradee, no período de 2009 a 2016 houve uma redução e estabilização na ocorrência de acidentes em relação aos anos anteriores. Entretanto, o número de acidentes voltou a subir, justificando uma maior intensificação da campanha.

No Rio Grande do Norte, a Cosern realiza diversas ações permanentes para reforçar junto aos potiguares a importância do uso seguro de energia elétrica. Confira as principais ações da distribuidora potiguar:

 Grafitagem
Grafitagem de muros de subestações elétricas e do Edifício Sede da Cosern com dicas de segurança no uso de energia elétrica.

 Projeto Educador de Segurança
Lançado em dezembro de 2018, o projeto “Educador de Segurança” da Cosern faz parte do programa mundial de voluntariado do Grupo Iberdrola, controlador da Neoenergia, que auxilia e incentiva os colaboradores a irem até escolas, condomínios, reuniões em igrejas, entre outros locais públicos, levando informações sobre o uso seguro da energia elétrica. Até agora, já foram impactadas 3.945 pessoas nas 16 palestras realizadas em todo estado.

A Segurança é o valor mais importante da Cosern e da Neoenergia e os colaboradores, que já têm esse valor internalizado no seu ambiente de trabalho, agora levam essa mensagem para familiares, amigos ou em qualquer outro ambiente que esteja pré-disposto a receber informações sobre a preservação da vida.

 Convênio com o CREA-RN
A iniciativa visa aprimorar a prestação de serviços mútuos junto à população e intensificar as fiscalizações voltadas à segurança com a rede elétrica. Batizado de “Anjo da Guarda”, o projeto já treinou capacitou 12 fiscais do CREA-RN para um novo olhar com foco na prevenção de acidentes com a rede elétrica.

 Etiquetagem de materiais
Parceria com 36 lojas de material de construção de todo estado para etiquetar 45 mil itens utilizados na construção civil, tais como andaimes, latas de tinta e sacos de argamassa e vergalhões, além de caixas de antenas de TV, para transmitir dicas de segurança aos trabalhadores mais suscetíveis aos riscos de acidentes com a rede elétrica de acordo com estatísticas da Associação Nacional das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Confira as principais dicas de segurança da Abradee/Cosern

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Sobre a Cosern
Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019 e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.
DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.