fbpx

COSERN REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM QUEIMADAS PRÓXIMAS À REDE ELÉTRICA

Natal, 14 de setembro de 2020

Os últimos meses do ano são caracterizados pelas queimadas nas margens de rodovias, áreas rurais e canaviais do Rio Grande do Norte.

Provocados de forma intencional ou acidental pelo homem ou pela combinação de calor, baixa umidade e os ventos fortes desse período, as queimadas acendem o alerta para as equipes de plantão da Cosern pois, além do risco de acidentes com queimaduras, elas podem atingir a rede elétrica, danificar cabos e estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica.

De acordo com o Centro de Operações Integrado da Cosern, entre janeiro e agosto foram registradas 289 ocorrências no sistema elétrico provocadas por queimadas em todo Rio Grande do Norte, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na ocorrência mais grave, registrada no dia 03 de janeiro, cerca de 10 mil pessoas ficaram sem energia elétrica durante 1h20 nos municípios de Tibau do Sul e Canguaretama depois que equipes técnicas da Cosern precisaram controlar, com ajuda do Corpo de Bombeiros, uma queimada que foi realizada debaixo da linha de transmissão que atende a Subestação Elétrica de Pipa.

Além do inconveniente da interrupção no fornecimento de energia elétrica e no risco para a segurança da população, as queimadas também resultam em danos incalculáveis para o meio ambiente, perda de vegetação, morte de animais e poluição do ar.

A seguir, as principais orientações de segurança da Cosern:

  • Evite queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode se espalhar pela vegetação seca das proximidades e atingir a rede elétrica.
  • Não plante cana-de-açúcar, eucalipto e outras espécies de árvores frutíferas ou ornamentais de grande porte sob as linhas de transmissão e redes de distribuição. A vegetação pode tocar na fiação, causar acidentes e o desligamento da linha;
  • Tenha sempre muito cuidado ao manusear galhos e cipós, mantendo uma distância segura da rede elétrica;
  • Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato ou próximos da rede elétrica (nesta situação, ligue para o telefone 116 e solicite o serviço);
  • Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, respeitando a distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário;
  • Os estais (cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste) nunca devem ser retirados para abrir espaço para plantação, por exemplo;
  • Nunca estacione a colheitadeira debaixo da rede elétrica;
  • Abaixe as barras do pulverizador ao passar embaixo dos fios;Atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito;
  • Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue imediatamente para a Cosern, no telefone 116.
  • O telefone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para emergências com incêndios e queimadas é 193.
  • Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através do IBAMA pelo telefone – 0800-61-8080.

Foto: Cosern/divulgação

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.