COSERN reforça orientações de segurança para prevenir acidentes domésticos envolvendo energia elétrica durante a quarentena

0
297

Natal, 03 de abril de 2020

O esforço coletivo feito pela população ao redor do mundo para manter o isolamento social e permanecer em casa (a chamada quarentena) durante a pandemia do COVID-19 inspira alguns cuidados com o uso de energia elétrica no ambiente doméstico.

A Cosern reforça o alerta de que é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação às crianças, para prevenir riscos de acidentes. Confira as orientações a seguir:

  • Tenha atenção especial as instalações elétricas da sua residência: peça ajuda profissional (respeitando os cuidados com distância) para corrigir fios expostos ou descascados (o que só deve ser feito com a energia desligada) e garantir o bom funcionamento do DR (Disjuntor Diferencial Residual) na sua residência.
  • Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.
  • Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.
  • Reforce o cuidado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregados nas tomadas. Não permita que as crianças utilizem esses aparelhos durante o carregamento.
  • Substitua o famoso “T” (benjamim) por um filtro de linha (uma espécie de “régua” com várias entradas de tomadas), pois assim você elimina riscos com extensões, curtos-circuitos e incêndios.
  • Não utilize a geladeira com os pés descalços e nunca mantenha contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores.
  • Lembre-se de que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Cosern lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).
  • Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
  • Inspecione e bloqueie o acesso das crianças a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas.
  • Em caso de eventual choque, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois se aproxime da outra pessoa para prestar ajuda. Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here