fbpx

COSERN REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PREVENIR ACIDENTES ENVOLVENDO PLANTIO E PODAS DE ÁRVORES PRÓXIMOS À REDE ELÉTRICA

Natal, 08 de outubro de 2020

As árvores dão sombra, contribuem com o controle da temperatura nas cidades e promovem a melhoria do ar. A arborização urbana é, por isso, um fator importante para a qualidade de vida das pessoas. Para preservá-la, é necessário que o plantio e a manutenção aconteçam com responsabilidade, de acordo com o planejamento realizado pela prefeitura de cada município.

Cabe aos órgãos ambientais municipais analisar as características das espécies para evitar que elas sofram com pragas e possibilitar a convivência harmoniosa com o clima e a infraestrutura, incluindo redes de drenagem e de energia elétrica.

Por isso, a Cosern reforça constantemente as orientações de segurança para que os clientes não plantem árvores próximo a cabos e transformadores.

Em áreas urbanas, o ideal é que as espécies tenham raízes superficiais e sejam de pequeno a médio porte. Dessa forma, evita-se que raízes e galhos atinjam as redes de serviços públicos ou interfiram na eficiência da iluminação das cidades. Nos casos de árvores que não seguem essas características, a poda pode evitar o desequilíbrio delas e danos à infraestrutura.

Esse trabalho deve ser realizado por profissionais especializados, nunca por conta própria, por segurança e para evitar prejuízos à saúde das árvores. Esse serviço de manutenção é de responsabilidade das prefeituras, seguindo o seu planejamento ou a pedido da população.

Confira as principais orientações da Cosern sobre o tema:

Consulte sempre a prefeitura antes de plantar ou podar

O plantio de uma árvore deve ser planejado, para impedir, entre outros problemas, que galhos atinjam a rede elétrica, evitando possíveis interrupções no fornecimento de energia. Busque orientações técnicas ao plantar uma árvore, para que ela possa crescer em um espaço adequado. Procure a prefeitura do seu município e conheça as regras de plantio e as indicações de espécies adequadas para a arborização.

Acione os órgãos municipais para fazer a manutenção

A manutenção da arborização urbana é responsabilidade da prefeitura de sua cidade, por isso, não é recomendado fazer podas ou retirar galhos por conta própria. Entre em contato com a prefeitura para solicitar a poda em uma árvore.

Distribuidoras de energia também podem fazer a poda

Como parte integrante dos planos de manutenção, a Neoenergia realiza a poda preventiva em casos que colocam em risco o fornecimento de energia e a segurança da população. A atividade só pode ser realizada por um profissional qualificado e com a autorização da prefeitura. Ao avistar qualquer situação que envolva a fiação e a arborização, a população pode acionar a administração municipal pelos respectivos canais de comunicação e a prefeitura irá entrar em contato com a concessionária de energia local.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.