fbpx

EDP e BMW Group Brasil inauguram maior corredor elétrico da América Latina

Iniciativa, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, oferece acesso à infraestrutura para o início da transformação do modelo de transporte no Brasil

São Paulo, 18 de julho de 2018 – O maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina entra em funcionamento nesta segunda-feira (23), na Rodovia Presidente Dutra. Uma iniciativa da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e do BMW Group Brasil, com apoio da Ipiranga, as estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades mais populosas do Brasil. A iniciativa beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si. O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

Os carregadores estão localizados nos seguintes postos:

Razão Social

Endereço

Cidade

SAO JORGE DO PARATEI A P E SERV LTDA

Rod Pres Dutra S/N Km 179

Guararema (SP)

AUTO POSTO GAP SAO JOSE LTDA

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 9500

São José dos Campos (SP)

POSTO CLUBE DOS 500 LTDA

Rod. Presidente Dutra, Km 60, S/N

Guaratinguetá (SP)

POSTO ESTRELA DA DUTRA LTDA

Rod. Pres. Dutra, Km 06, S/N

Queluz (SP)

COMERCIAL H KARL ALLERS LTDA (MAMAO)

Rod. Presidente Dutra, Km 74, S/N

Piraí (RJ)

P ABAST ALLERS LTDA (NACIONAL)

Rod. Pres. Dutra, Km 237

Piraí (RJ)

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga. No caso do corredor instalado pela EDP e BMW Group Brasil, em parceria com a Ipiranga, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Como referência, na comparação com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

Líder em inovação no setor energético, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

“Ligar as duas maiores metrópoles brasileiras com este corredor elétrico constitui um marco significativo na adoção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade. A EDP, eleita recentemente como uma das empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro, interpreta esta parceria com a BMW como um movimento de liderança na transição para uma economia de baixo carbono”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.

A BMW é pioneira na comercialização de veículos eletrificados no País, com o modelo elétrico BMW i3 e o híbrido BMW i8, disponíveis no mercado nacional desde 2014. A empresa também esteve à frente na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável, junto a parceiros estratégicos, por instalar 100 pontos de recarga no território nacional.

“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo. Trazemos para o Brasil a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias. Esta ação, antecipa futuros produtos eletrificados do BMW Group, a serem lançados em breve, no Brasil”, diz Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.

A Ipiranga, uma das maiores distribuidoras de combustível do Brasil, incorpora a expansão dos pontos de recarga com o objetivo de reforçar o conceito da sua rede. “Os Postos Ipiranga são conhecidos por serem convenientes e práticos, com toda oferta de serviço que nossos clientes precisam ao se deslocar entre um ponto e outro. Esse novo serviço mostra que estamos evoluindo junto com a indústria de energia e reforça a completude de soluções que queremos proporcionar aos nossos clientes”, disse Jeronimo Santos, Diretor de Varejo da Ipiranga.

Link para download do álbum de fotos: https://www.flickr.com/photos/121617195@N06/albums/72157671246876108

Link para download das imagens em vídeo:

https://drive.google.com/open?id=1krmwPMMnXwjXfIEiBBJEt37pt_H7PgGu

 

Sobre a EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina.

No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Em nível global, a EDP está presente em 14 países de quatro continentes e é uma líder mundial no mercado de energias renováveis. A mobilidade elétrica é um eixo da estratégia do Grupo que, recentemente, assumiu importantes compromissos nesta área: a eletrificação de 100% da sua frota até 2030 e o desenvolvimento de novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética nas várias geografias onde está presente.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Sobre a Ipiranga

A Ipiranga está entre as maiores distribuidoras no Brasil, com mais de 8 mil postos voltados a atender às necessidades de seus clientes, desde combustíveis e lubrificantes a serviços de conveniência. Destes, 1.200 são Postos Ecoeficientes.

A rede emprega, aproximadamente, 3 mil funcionários diretos; é líder no segmento de lojas de conveniência, com 2.400 lojas am/pm; possui produtos de marca própria e uma linha diversificada de produtos lubrificantes para uso automotivo, industrial e marítimo; é detentora da rede de serviços automotivos do Brasil, o Jet Oil, com mais de 1.700 unidades; tem a maior rede de padarias do país, a Padaria am/pm, com 870 unidades e o maior programa de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com 27 milhões de participantes.

A Ipiranga integra o Ultra, companhia multinegócios que atua no setor de varejo e distribuição especializada, por meio da Ipiranga, Ultragaz e Extrafarma, na indústria de especialidades químicas com a Oxiteno e no segmento de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo.