fbpx

EDP firma parceria com Audi, Porsche e Volkswagen para instalação da primeira rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos do Brasil

Os 30 novos pontos de carregamento vão cobrir todo o estado de São Paulo e conectar os principais corredores elétricos do País. ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens serão as fornecedoras das soluções de carregamento

São Paulo, 22 de outubro de 2019 – Com o objetivo de incentivar a transição energética do Brasil e de promover soluções de mobilidade baseadas em fontes não poluentes, a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, anuncia a instalação de 30 novas estações de recarga ultrarrápida de veículos elétricos cobrindo todo o estado de São Paulo. As marcas Audi, Porsche e Volkswagen serão parceiras da EDP neste projeto, realizando os testes com os seus veículos para homologação da infraestrutura. As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens serão as fornecedoras das soluções de carregamento.

O empreendimento terá um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar um total de 64 pontos de carregamento que interligam São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis, formando um corredor de abastecimento de automóveis elétricos com mais de 2.500 quilômetros de extensão. Aprovado na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kW e 350kW). A implementação da rede será iniciada ainda em 2019 e as primeiras inaugurações estão programadas para 2020, com a conclusão em até três anos.

Os novos eletropostos colocarão a EDP na liderança em postos de carregamento ultrarrápido no Brasil – capazes de reabastecer 80% da bateria de um carro entre 25 e 30 minutos. Serão 29 postos de 150kW (DC) e um posto de 350 kW (DC), e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). Assim, cada ponto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens serão as fornecedoras de soluções de recarga.

“A EDP acredita que a oferta de infraestrutura adequada e de soluções inovadoras é fundamental para a expansão sustentável da mobilidade elétrica no Brasil. Com a criação desta nova rede de eletropostos cobrindo todo o estado de São Paulo e conectando os principais corredores elétricos do País, a EDP se posiciona mais uma vez de forma pioneira para liderar a transição para uma economia de baixo carbono”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

“A onda de eletrificação veicular começa a chegar com mais intensidade no Brasil e esse projeto terá um papel fundamental principalmente na confiança dos consumidores, que passam a confiar na qualidade e quantidade de postos da rede de recarga. Para a Audi é uma etapa muito importante, porque o e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, será lançando no mercado brasileiro até maio de 2020”, afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. “No mundo, a empresa planeja lançar 30 modelos eletrificados até 2025.”

“A realização desta parceria representa um avanço na direção de uma infraestrutura abrangente de carregamento rápido no Brasil. Esta é uma importante iniciativa para criarmos um ambiente de carregamento funcional e assegurar que a eletromobilidade seja aceita e expandida”, declara Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil. “Recentemente lançamos o Taycan, primeiro esportivo puramente elétrico da marca. Com os novos postos de carregamento é possível oferecer conforto e segurança para que nossos clientes possam utilizar seus veículos elétricos em longas viagens sem comprometer a conveniência. A estação de carregamento rápido de 350kw é capaz de carregar 80% da bateria do Taycan em apenas 22,5 minutos – o equivalente a um alcance aproximado de 400 quilômetros. Ele chegará ao mercado em 2020, trazendo a mobilidade elétrica ao uso diário.”

“A marca Volkswagen é líder em eletrificação em âmbito mundial. Na região América Latina vamos lançar seis carros elétricos e híbridos até 2023. O primeiro deles é o Golf GTE, híbrido plug-in que chega ao mercado brasileiro no início de novembro. Sabemos que o principal desafio hoje é o ecossistema completo para a eletrificação. O sucesso desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento para oferecer um serviço de qualidade para o consumidor. É necessária uma visão 360º, com o envolvimento de todas as partes interessadas, como governo, iniciativa privada, sociedade e entidades para que tenhamos políticas estratégicas e regulamentadas para fomentar investimentos na eletrificação no Brasil”, explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. “A parceria que estamos anunciando hoje é pioneira e destaca-se como um marco na eletrificação do nosso País, sendo um passo importante na construção de uma estrutura abrangente de estações de carregamento de veículos híbridos e elétricos no Brasil. Tenho a convicção de que este projeto contribuirá bastante para elevar a confiança do consumidor na compra de um automóvel híbrido ou elétrico nos próximos anos.”

“Para a Siemens, é muito importante estar presente em mais esse marco, que além de posicionar o País no radar global da eletromobilidade, também viabiliza uma excelente alternativa sustentável para a matriz elétrica e de transporte no Brasil,” afirma André Clark, presidente e CEO da Siemens no Brasil.

Geração de conhecimento

Ao todo, os projetos de mobilidade elétrica apresentados pela EDP na Chamada Pública da Aneel representam um investimento de cerca de R$ 50 milhões, via Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, recursos próprios e de parceiros. Essas iniciativas permitirão estudar e desenvolver um modelo de negócio e de cobrança, aplicável a todo o território nacional, para a venda de soluções de carregamento para o cliente final, além de aplicações tecnológicas para informar os condutores de veículos elétricos sobre a localização e disponibilidade dos postos de recarga de cada região, com a possibilidade de reserva antecipada.

Paralelamente, também será pesquisado um modelo de oferta de serviços para motoristas de aplicativos. Por fim, os estudos realizados no âmbito do P&D permitirão criar e aperfeiçoar um carregador móvel para socorrer os condutores, cujas baterias descarreguem antes de chegar a um eletroposto.

“Com a entrada em operação dessa rede de abastecimento, o Brasil dá um importante passo rumo ao futuro para uma economia de baixo carbono. No Estado de São Paulo, 60% da energia consumida é de origem renovável e essa iniciativa vai fortalecer ainda mais para que nossa matriz energética continue sendo renovável e sustentável”, explica o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O futuro da mobilidade

De acordo com uma recente pesquisa publicada pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os veículos elétricos representarão 57% das vendas em todo mundo até 2040, com mais de 56 milhões de unidades, contra os dois milhões registrados em 2018. Paralelamente a esse movimento, o mercado de automóveis a combustão deve encolher para 42 milhões de unidades em pouco mais de duas décadas, ante os 85 milhões registrados em 2018.

No Brasil, com o objetivo de estimular a mobilidade elétrica, a Aneel abriu uma chamada pública que recebeu ao longo dos últimos meses 38 propostas de projetos, com uma expectativa de investimento que supera meio bilhão de reais.

O objetivo dessa iniciativa é gerar a infraestrutura e o conhecimento necessários para impulsionar o mercado de carros elétricos. No País, atualmente, existem mais de 8.500 veículos híbridos e elétricos em circulação. De acordo com estudo do Boston Consulting Group, a expectativa é que o número de automóveis elétricos no Brasil chegue a dois milhões em 2030.

Compromisso global

A EDP tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030, assim como o de desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. No Brasil, a Companhia já realizou investimentos importantes no setor. No último ano, inaugurou um corredor de abastecimento de veículos elétricos entre Rio e São Paulo. Instalada ao longo de 430 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra, a rede de estações de recarga tornou possível fazer uma viagem completa em veículo elétrico entre as duas capitais mais populosas do Brasil. Recentemente, a EDP iniciou a instalação da maior rede de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo, com a implantação de sete pontos de carregamento distribuídos pelo Estado.

Conheça as rodovias onde estarão instalados os novos pontos de carregamento

As estações estarão posicionadas a uma distância máxima de 150 quilômetros, garantindo total autonomia aos motoristas de veículos elétricos

•       Tamoios

•       Imigrantes

•       Carvalho Pinto

•       Governador Mário Covas (conexão com o litoral paulista e Espírito Santo)

•       Dom Pedro

•       Washington Luís

•       Régis Bittencourt (conexão com corredores do Paraná e Santa Catarina)

 

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

 

Sobre a Audi

O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 16 unidades em países.  Subsidiárias 100% da Audi AG são a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2018, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1.812 milhão de automóveis da marca Audi. No exercício de 2017, o Grupo AUDI teve receita de 60,1 bilhões de euros e resultado operacional de 5,1 bilhões de euros. Atualmente cerca de 90.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais mais de 60.000 na Alemanha. A Audi está focada em produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.

 

Sobre a Porsche

Dr. Ing. h.c. A F. Porsche AG, com sede em Stuttgart-Zuffenhausen, Alemanha, é a principal fabricante mundial de carros esportivos exclusivos. Em 2018, a empresa entregou cerca de 256.200 veículos novos para seus clientes em todo o mundo, gerando um faturamento de 25,4 bilhões de euros. O lucro operacional da empresa ficou em 4,4 bilhões de euros, tornando a Porsche um dos fabricantes automotivos mais rentáveis do mundo. A Porsche fundou o segmento de carros esportivos há mais de 50 anos com o lançamento do icônico 911. Desde então, outras linhas de modelos surgiram com o 718 Boxster, 718 Cayman, Panamera, Macan, Cayenne e Taycan. A Porsche também estabeleceu marcos quando se trata de veículos com tecnologia Plug-in: foi a primeira fabricante a introduzir essa tecnologia em carros esportivos de alto desempenho (918 Spyder), sedan exclusivos (Panamera S E-Hybrid) e veículos off-road premium (Cayenne S E-Hybrid). No total, a Porsche AG emprega uma equipe de cerca de 32.300 em todo o mundo. As fábricas estão estabelecidas em Zuffenhausen e Leipzig. Os departamentos de desenvolvimento, design e esportes a motor estão sediados no Centro de Desenvolvimento em Weissach, Alemanha.

 

Sobre a Volkswagen do Brasil

Com 66 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões. A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,9 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

 

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia que está impulsionando a transformação digital das indústrias. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB possui quatro empresas líderes globais focadas no cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation, suportadas pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br. ABB nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedin

 

Sobre a Electric Mobility Brasil

Empresa pioneira no Brasil como fornecedora de postos de recarga para veículos elétricos, oferecendo toda a gama de equipamentos para recarga: carga residencial, pública e comercial; rápida e ultrarrápida para veículos pesados e de passeio. Forneceu os equipamentos para os principais projetos de infraestrutura de recarga do País e para todas as montadoras que comercializam seus veículos elétricos no Brasil. Hoje, com mais de mil equipamentos fornecidos, a Electric Mobility Brasil já é uma referência no setor.

 

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos. A Siemens atua globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria. Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

 

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 13 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br.

Para informações sobre a Siemens AG acesse: www.siemens.com.