EDP investe R$ 120 milhões no Vale do Paraíba e lança Operação Verão

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Período chuvoso tem reforço do efetivo e novas tecnologias aos canais de atendimento. Companhia expandiu e modernizou o sistema elétrico regional em 2020

São Paulo, 10 de dezembro de 2020 – Com a chegada do período chuvoso, durante o qual a rede fica mais suscetível a impactos externos, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, intensifica sua atuação e, com isso, lança oficialmente a Operação Verão 2020/2021, consolidando todo o trabalho realizado durante o ano e reforçando seu efetivo para as situações de emergência, com o objetivo de minimizar o impacto das condições meteorológicas ao fornecimento de energia.

Neste verão, segundo o Climatempo, a previsão é de tempestades com muita severidade, incluindo temporais com fortes ventos e descargas atmosféricas em localidades concentradas. Para o atendimento das possíveis ocorrências, serão mobilizados cerca de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que atuarão continuamente para reparar o sistema elétrico em caso de necessidade, além de recompor as redes danificadas.

Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 94% das chamadas pelo Call Center da EDP são atendidas em até 30 segundos. Entretanto, em momentos de grande volume de ocorrências, como em dias de temporais, pode haver congestionamento nas chamadas e, por isso, o efetivo da central de atendimento será reforçado em mais de 20% durante a Operação Verão.

A Companhia também ampliou seus canais virtuais de contato com o cliente. Em junho, lançou o atendimento via WhatsApp. Ao adicionar o número (11) 93465-2888 é possível solicitar os serviços mais demandados pelos usuários da Distribuidora, incluindo o registro de falta de luz. Sem depender da central de atendimento telefônico, a solicitação relacionada a interrupção no fornecimento também pode ser rapidamente registrada, enviando SMS para 28037, com a mensagem Falta Luz, além do contato por meio do site EDP Online, www.edponline.com.br e pelo aplicativo para smartphone EDP Online.

“Atuamos firmemente durante o ano de 2020 com muito comprometimento dos nossos colaboradores e agora começamos a Operação Verão com ânimo total, reforçando nosso corpo de atendimento em todas as áreas de atuação para minimizar o impacto das mudanças climáticas no sistema energético da região e, garantindo assim, mais segurança e qualidade no serviço prestado aos nossos clientes e sociedade”, diz Marney Antunes, diretor da EDP.

 

Investimentos em 2020

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a energia elétrica se tornou um insumo ainda mais essencial à vida das pessoas e, para assegurar a excelência nos serviços prestados, a EDP investiu R$ 120 milhões no Vale do Paraíba. Os investimentos fazem parte do plano de atuação contínua da Companhia, que já aportou mais de R$ 1,3 bilhão nos últimos cinco anos em toda a área de concessão.

Estes aportes acompanham o desenvolvimento das 18 cidades atendidas pela EDP na região e ampliam a confiabilidade do sistema elétrico local, trazendo mais robustez e possibilitando a ligação de novos consumidores residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbana e rural das cidades. Os recursos também foram usados para a modernização do sistema existente, com a substituição de cabeamento comum por cabos com tecnologia que proporciona maior proteção contra agentes externos, como pipas, galhos, árvores inteiras e objetos lançados, principalmente, em dias de chuvas e ventos. Ao todo, foram substituídos mais de 237 quilômetros de rede na região e instalados 111 religadores automáticos, equipamentos que contribuem para reduzir a abrangência de ocorrências com interrupção do fornecimento de energia. Além disso, 967 postes foram substituídos ou implantados.

A poda da vegetação que impacta a rede elétrica também faz parte do trabalho da EDP. Para este serviço, foram investidos R$ 5,4 milhões na região, visando melhorar a qualidade do fornecimento. Além disso, para contribuir com a saúde e segurança da arborização urbana, a EDP realiza inspeção e mapeamento de árvores em má situação com o uso de um tomógrafo ambiental (penetrógrafo), aparelho que permite a avaliação interna da árvore e auxilia no diagnóstico de possíveis riscos, para alinhamento de possíveis ações junto aos órgãos ambientais das cidades de atuação.

“Este ano exigiu da Companhia inovações e cuidados especiais para garantir o fornecimento de energia, serviço essencial, com excelência a todos nossos clientes. Seguimos com as obras e modernizações do sistema elétrico do Vale do Paraíba, buscando garantir uma infraestrutura energética alinhada com a expectativa de crescimento dos municípios. É importante destacar que a segurança é nosso princípio número 1 e nossos colaboradores estão seguindo todas as medidas sanitárias determinadas pelos órgãos competentes”, reforça Marney Antunes.

Covid-19

Para garantir o máximo de segurança ao fornecimento de energia aos hospitais, unidades de saúde e locais considerados de serviço essencial durante a pandemia, a EDP realizou inspeções técnicas na rede elétrica que abastece todas estas instalações localizadas em sua área de concessão, realizando serviços preventivos e possíveis melhorias.

 

Além disso, a EDP, que já tem em sua cultura o incentivo a causas e organizações sociais, exemplificado pela atuação do Instituto EDP e do voluntariado, neste momento intensificou suas ações. Desde o início da pandemia, a Companhia destinou mais de mais de R$ 10 milhões para o enfrentamento da Covid-19 em todo o País. No Vale do Paraíba, a EDP apoia iniciativas que envolvem geração de renda para comunidades locais, empreendedorismo social e doação de máscaras por meio dos projetos Batucando ft – De mãos dadas contra covid 19, Smart Society Living Lab – Rede de Colaboração para ações contra o Covid-19 e Solidariedade covid-19, juntos e fortes, nas cidades de Santa Branca, Lorena e São José dos Campos.

 

A Empresa também atua ao lado da sociedade, escolas e prefeituras, a partir dos projetos de eficiência energética e, além do estímulo ao uso seguro e racional da energia, a EDP incentiva a preservação dos recursos naturais por meio de substituição de equipamentos. No período, foram trocadas mais de 131 mil lâmpadas de maior consumo por LED de moradores da área de concessão, poupando 3,6 megawatts-hora (MWh/ano) de energia, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 1.700 famílias. Além disso foram instalados painéis fotovoltaicos em 10 escolas municipais e implantadas cerca de 2,5 mil luminárias de LED na iluminação pública nas cidades de São Sebastião, Aparecida, Cruzeiro, Poá e Caçapava, trazendo economia e eficiência à gestão pública desses municípios.

 

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

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