Elektro e Energisa Nova Friburgo vencem as categorias nacionais do Prêmio Abradee

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Cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta (03), em Brasília, e contou com a participação do ministro de Minas e Energia

A Distribuidora Elektro foi a grande vencedora da categoria Nacional das concessionárias com mais de 500 mil consumidores da 21ª edição do Prêmio Abradee. Na categoria Nacional para distribuidoras de até 500 mil consumidores, a vencedora foi a Energisa Nova Friburgo. Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, o Prêmio reconhece as melhores empresas de distribuição do país por seu desempenho e melhores práticas ao longo do último ano. O anúncio das vencedoras ocorreu na tarde desta quarta-feira (03), em Brasília.

Presente na cerimônia de premiação, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou o papel do setor para o desenvolvimento nacional e disse que o governo prioriza o crescimento sustentável do setor. “Temos atuado para priorizar o desenvolvimento e a modernização do setor elétrico, estimulando a competitividade e a inovação. Para isso, mantemos um diálogo constante com todos os setores envolvidos: Congresso Nacional; governos estaduais; Agencias Reguladoras; comunidade cientifica e acadêmica, dentre outros. Somente com ações conjuntas alcançaremos os resultados que a sociedade tanto almeja”, afirmou o Ministro.

O Presidente da Abradee, Marcos Arurélio Madureira, que falou na abertura do evento, defendeu um novo marco regulatório para o setor elétrico nacional. Madureira comentou o resultado da pesquisa de satisfação dos consumidores 2019, que mostrou um recuo na avaliação. Entretanto, observou a crescente melhoria nos indicadores da agência reguladora em relação à entrega do serviço. “No ano de 2018, o segmento de distribuição obteve os melhores índices de continuidade do fornecimento das últimas décadas, de modo que a confiabilidade anual média é próxima de 99,9%, conforme os indicadores de DEC e FEC apurados pela ANEEL”, destacou Marcos Aurélio. Segundo ele, as distribuidoras se mantêm em busca permanente por índices melhores a cada ano, revelando o anseio das empresas em entregar aos consumidores os melhores serviços sempre.

Conheça a relação completa dos vencedores da 21ª edição do Prêmio Abradee:
Concessionárias com até 500 mil consumidores
Responsabilidade sócio ambiental – CPFL Santa Cruz
Avaliação pelo cliente: Sul Gipe
Gestão Operacional: Energisa Borborema
Nacional: Energisa Nova Friburgo
Concessionárias com mais de 500 mil consumidores
Responsabilidade socioambiental: RGE
Qualidade da gestão: Elektro
Avaliação pelo cliente: RGE e Copel e Energisa Sul Sudeste
Gestão operacional: Energisa Sul Sudeste
Gestão economico-financeira: Energisa Paraíba
Evolução do desempenho: ENEL Goiás
Nordeste: Cosern
Norte/Centro-Oeste: Energisa To
Sul: Copel
Nacional: Elektro
Solenidade

Além dos representantes das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país, a cerimônia de premiação contou com a participação das seguintes autoridades: Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone; dos presidentes do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata; da Câmara do Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri; da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Vasconcelos; e do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi,

O Prêmio Abradee, que já ultrapassa duas décadas desde sua primeira edição, é realizado em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), parceiros independentes e de alta reputação junto ao mercado, conferindo ao Prêmio a credibilidade de suas marcas e a confiabilidade de suas avaliações.

Tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.

O Prêmio Abradee é elaborado por meio de apuração de dados ao longo do último ano, com a colaboração das concessionárias associadas. As dimensões de avaliação são: Satisfação do Cliente; Responsabilidade Socioambiental; Gestão Operacional; Qualidade da Gestão e Gestão Econômico-Financeira.

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