fbpx

ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO DÁ DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR ACIDENTES COM A REDE ELÉTRICA DURANTE AS FESTAS JUNINAS

Fogos de artifício, bandeirinhas e fogueiras devem estar distantes de rede elétrica;

  • Uso excessivo de T’s e emendas malfeitas podem causar superaquecimento e curto-circuito

 São Paulo, 15 de junho de 2022 – Após dois anos sem as tradicionais comemorações das festas juninas devido à pandemia, elas estão de volta. Nesta época do ano, é comum a população decorar as casas, ruas e bairros para curtir as festividades. Preparar um ambiente para receber essa comemoração é uma tarefa que requer muitos cuidados, principalmente com a rede elétrica. Para evitar situações de riscos para a população, a Enel Distribuição São Paulo traz algumas dicas para que todos possam aproveitar as festas com segurança.

É importante estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia malfeitas também podem causar acidentes.

Para evitar acidentes com a decoração, a concessionária dá dicas sobre os cuidados com a rede elétrica para aproveitar os eventos que agitam o mês de junho com segurança:

  • Não pendurar bandeirinhas na rede elétrica e não utilizar os postes para fazer decorações.
  • É recomendável que os enfeites sejam confeccionados com materiais isolantes, como isopor ou borracha, evitando a condução de energia em eventual contato com a rede;
  • Dentro de casa, os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios. É importante também respeitar as distâncias de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV;
  • Contrate empresas habilitadas para realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas;
  • Nas ligações internas de barracas ou até mesmo dentro de casa, devem ser evitados o uso de “T”s, gambiarras e emendas malfeitas, que podem superaquecer e causar curto-circuito;
  • Não solte fogos de artifício na direção dos postes e das redes de distribuição. O uso desses artefatos é mais seguro se realizado em locais amplos e distantes da rede elétrica. É importante lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância de outras pessoas, além de verificar a procedência dos fogos e se certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas.

É preciso redobrar a atenção com os balões. Além de ser crime ambiental, podem causar acidentes. Quando são soltos próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, aumentando os riscos de incêndios. Importante se atentar também com as fogueiras: a proximidade do calor com os fios pode superaquecê-los, provocando um rompimento. Durante a montagem, é importante que tudo seja feito em locais abertos e longe da rede elétrica.

A concessionária alerta ainda que a população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea. Somente técnicos da distribuidora, devidamente treinados para este trabalho com o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.

Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica:

  • O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de outras pessoas;
  • Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;
  • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição São Paulo, pelo 0800 7272 196.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.