NEOENERGIA, CONTROLADORA DA COSERN, AVANÇA EM PROJETO PIONEIRO DE GESTÃO DE REDES ELÉTRICAS PARA DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA

0
355

Sistema desenvolvido em parceria com a Siemens será instalado nas quatro concessionárias da companhia, beneficiando mais de 14 milhões de clientes até 2022

 Natal, 07 de julho de 2020

A Neoenergia está implantando o Projeto SISCON, que irá desenvolver o novo Sistema de Controle da empresa, unindo tecnologia e mudança de processos para aprimorar a gestão das redes elétricas de suas concessionárias – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) –, beneficiando mais de 14 milhões de clientes.

Para isso, irá utilizar o sistema Spectrum Power, da Siemens, também adotado por sua controladora, a espanhola Iberdrola, em iniciativa global que envolve cerca de 40 colaboradores de diversos países, como Brasil, Espanha, Áustria e Alemanha. Quando a implantação for concluída, em 2022, a Coelba, por exemplo, terá a maior solução de Sistema de Gerenciamento Avançado da Distribuição (ADMS, na sigla em inglês) em volume de dados entre as distribuidoras de energia elétrica do mundo.

Vamos transformar toda a operação da nossa rede, mudando, além do sistema, processos, tecnologia e até a forma de trabalhar. O projeto já nasce seguindo as melhores práticas de cibersegurança, com servidores hiperconvergentes de alta capacidade de processamento, uma solução de nuvem privada de última geração, alinhada com nossa missão de distribuir energia com alta qualidade e disponibilidade”, diz Heron Fontana, superintendente de smart grids da Neoenergia.

Os sistemas de gestão de ativos e GIS utilizados atualmente pela Neoenergia serão integrados ao Spectrum Power, permitindo assim maior controle na operação das redes elétricas. A plataforma é capaz de analisar e controlar os níveis de carga e tensão em todos os pontos da rede e, em caso de falhas, promover o self healing, ou seja, a recomposição automática.

A solução irá trabalhar de forma integrada ao sistema de mobilidade em campo já utilizado pela companhia – ClickSoftware– e poderá acionar as equipes de maneira ainda mais eficiente, considerando capacitação e localização, dando agilidade e refinando a qualidade do serviço.

Solução de última geração

A implantação do SISCON, que envolve outras melhorias e novos sistemas além do Spectrum Power, é inédita em âmbito global e demanda uma infraestrutura extremamente robusta. O projeto começou em 2018 e está em fase de desenvolvimento e preparação da infraestrutura de data center e dos centros de operações das distribuidoras. A solução será completamente implantada nas distribuidoras do grupo entre 2021 e 2022.

Para viabilizar o funcionamento do Spectrum Power, o sistema será implantado em dois data centers em cada distribuidora. Haverá também a modernização de toda a infraestrutura de rede de tecnologia de informação que permitirá a comunicação eficaz com os demais sistemas, dispositivos e equipes em campo.

A Siemens acredita que, além de permitir melhor gestão dos dados gerados pela Neoenergia, contribuirá para uma distribuição de energia mais confiável e segura para a população”, diz Sérgio Jacobsen, CEO da Siemens Smart Infrastructure.

Redes inteligentes

A principal vantagem do Spectrum Power é garantir mais eficiência às operações das concessionárias, por meio do uso de tecnologias de redes inteligentes (smart grids, no termo em inglês). “Ter inteligência no sistema para tomada de decisões garante mais disponibilidade no fornecimento de energia, principal objetivo do projeto. Em momentos críticos, com chuvas e ventos intensos, o sistema faz toda a diferença pela capacidade de tomar decisões com agilidade e sempre de forma estruturada, mesmo tendo grandes volumes de ocorrências simultâneas”, afirma José Luiz França, gerente de sistemas de tempo real e responsável pelo projeto na Neoenergia.

A Neoenergia tem como prioridade o investimento na digitalização das redes e da operação. Além do projeto SISCON, outro exemplo é Energia do Futuro, que está transformando a região de Atibaia, em São Paulo. Serão instalados, até o fim de 2020, 75 mil medidores inteligentes, que permitirão o acompanhamento diário do consumo pelos clientes, além de sensores e 140 equipamentos religadores, que funcionam com o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) para o self healing. A iniciativa conta ainda com a primeira rede 4G privada na América Latina .

 SOBRE A NEOENERIGA: companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here