NEOENERGIA REALIZA ATIVIDADES REMOTAS EM AÇÃO GLOBAL PARA INCENTIVAR VOLUNTARIADO

0
140

Em prevenção à covid-19, companhia planejou dez iniciativas que acontecem de forma remota durante o mês de setembro, como esporte solidário e educação ambiental online, além da Gincana do Bem entre as empresas do Grupo 

Natal, 01 de setembro de 2020

O engajamento de cada um em causas sociais e ambientais é capaz de transformar o mundo. Por isso, a Neoenergia estimula o voluntariado entre os seus colaboradores, que são o principal valor da empresa. Pelo terceiro ano consecutivo, a companhia faz parte do Dia Internacional do Voluntariado, promovida pelo Grupo Iberdrola, seu acionista controlador. A ação será lançada nesta terça-feira, 1º de setembro, e, no Brasil, terá início com uma live do empreendedor social Fábio Silva, fundador do movimento Transforma Brasil, que reúne oportunidades e voluntários de todo o país. Pela primeira vez, este ano, como medida de prevenção à covid-19, as dez iniciativas acontecerão de forma remota ao longo de uma semana. As ações poderão ser realizadas online ou em locais próximos às suas casas.

“Temos uma comunidade de voluntários que trabalha para fazer do Brasil uma sociedade mais justa e sem desigualdades, conectada a um dos nossos principais valores, de ser uma empresa integradora. O nosso tempo é o bem mais precioso que temos e precisamos fazer um compromisso pessoal de colaborar para trazer as pessoas que não têm a mesma realidade que nós para uma realidade melhor. Fazer o bem traz felicidade. Vamos passar pela vida e temos que deixar nossa semente, que seja o bem e um mundo mais igual”, afirma CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Semana do voluntariado 

O movimento mundial de voluntariado será realizado pela Iberdrola de 19 a 26 de setembro, com o tema “Comprometidos com o meio ambiente, a inclusão e a emergência social”. Durante uma semana, serão promovidas atividades para estimular o engajamento dos colaboradores do grupo. Todas as ações acontecem em cinco dos países onde o grupo atua: além do Brasil, Espanha (Iberdrola), Estados Unidos (Avangrid), México (Iberdrola México) e Reino Unido (Scottish Power).

“O voluntariado é uma experiência que contribui com o apoio às pessoas mais vulneráveis e o desenvolvimento de uma sociedade com mais coletividade, principalmente neste período, em que a solidariedade é ainda mais necessária. Mas os seus benefícios vão além, esse é um trabalho muito importante para o crescimento pessoal e profissional de todos”, afirma Clayton Urbano Freire, gerente de Comunicação Interna e coordenador do Programa de Voluntariado da Neoenergia.

Uma dessas ações é o Esporte Solidário. Através de um aplicativo de celular, os funcionários da Neoenergia poderão registrar caminhadas, corridas e pedaladas. O desafio, somando todos os voluntários, será de alcançar 2.200 quilômetros, que serão convertidos em doações de 2.200 unidades de leite e fraldas geriátricas para instituições que atendem crianças e idosos nos estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

Ainda para apoiar essas instituições, os colaboradores poderão gravar vídeos contando histórias infantis ou com músicas para entreter os idosos que vivem em casas de acolhimento das áreas de concessão – Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern) e São Paulo e Mato Grosso do Sul (Elektro). Outra ação será um concurso de fotografia social que, a cada inscrição, a empresa doará um kit educação (caderno, lápis, caneta e mochila) a jovens em situação de vulnerabilidade social. Haverá também uma Gincana do Bem, para incentivar a arrecadação de materiais de higiene pessoal, que serão destinados a organizações que atendem pessoas em situação de rua.

A Semana Internacional do Voluntariado contará ainda com ações da jornada ambiental online, para sensibilizar os participantes sobre a importância da reciclagem. Os colaboradores poderão participar das oficinas de criação de jardim vertical com sistema de gotejamento, de torres de cultivos e de horta urbana vertical. Na atividade “Eu cuido do meu quadrado”, os voluntariados deverão fazer uma ação de limpeza com sua família nas proximidades de casa, recolhendo lixo das ruas e seguindo as recomendações de segurança da empresa.

Como tornar-se voluntário 

O estímulo ao trabalho voluntário na Neoenergia vai além das iniciativas da Semana Internacional do Voluntariado. A empresa possui um Programa que, permanentemente, oferece oportunidades de engajamento cívico através de uma plataforma online própria, utilizada pelas empresas do Grupo Iberdrola. Além disso, a Neoenergia também possui um espaço online com vagas oferecidas diretamente pelas ONGs, em parceria com o Transforma Brasil. A plataforma cruza as vagas disponíveis em instituições brasileiras com as informações cadastradas por quem deseja ser voluntário, conectando oportunidades e facilitando o engajamento.

Em ambos, os colaboradores podem encontrar vagas ligadas a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas e adotados como compromissos da companhia. A Neoenergia tem como missão os ODS 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança global do clima). Além desses, as oportunidades disponíveis na plataforma são referentes a: 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero) e 10 (redução das desigualdades).

De março a agosto de 2020, durante a pandemia, o programa contou com 685 voluntários que participaram de 38 ações em seis estados, beneficiando 58 organizações.

Acesso ao Portal de Voluntariado da Neoenergia: 

Para colaboradores da Neoenergia: voluntariado.neoenergia.com  

Acesso ao Transforma Brasil: 

Para a sociedade em geral: www.transformabrasil.com.br 

Fundo Transforma Brasil 

Colaboradores da Neoenergia colaboraram com o Fundo Transforma Brasil, uma iniciativa do movimento Transforma Brasil para receber doações e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade afetadas pela crise provocada pela pandemia de coronavírus. Na primeira etapa, que foi de março a julho, a doações da empresa e de funcionários somaram quase R$ 1,05 milhão. A segunda fase da iniciativa foi lançada na última sexta-feira, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, e tem o objetivo de gerar emprego e renda por meio de capacitação, mentoria e aceleração de projetos.

Site para fazer doações: www.fundo.transformabrasil.com.br

SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de distribuição, transmissão, geração e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 3,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 679 km de linhas em operação e 4.715 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern 

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta: 

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou

Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN 

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here