NEOENERGIA RETOMA ESCOLA DE ELETRICISTAS EM FORMATO VIRTUAL PARA MAIS DE 500 ALUNOS

0
249

Companhia adotou plataformas digitais para ministrar as aulas teóricas que haviam sido suspensas devido à pandemia de coronavírus

Natal, 15 de julho de 2020

Adotando recursos de educação à distância, a Neoenergia retomou as atividades da Escola de Eletricistas, uma iniciativa voltada à formação profissional elétrica, oferecida aos moradores de quatro estados onde a empresa tem concessionárias de energia – Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco), Cosern (Rio Grande do Norte) e Elektro (São Paulo). O projeto foi suspenso em março, devido à pandemia de covid-19, que impôs a necessidade do distanciamento social.

Ao todo, mais de 500 alunos terão acesso ao ambiente virtual para cursarem as disciplinas teóricas. Os alunos serão capacitados a executarem atividades em instalações elétricas em redes de distribuição de energia. Das 27 turmas cujas aulas haviam sido suspensas, 20 estavam na fase teórica e puderam ter os encontros reiniciados utilizando plataformas como Google for Education e Microsoft Teams, sendo nove em municípios da Bahia, dez em Pernambuco e uma em São João da Boa Vista (SP).

O curso retornou para 474 alunos baianos e pernambucanos, entre eles as 100 mulheres dos grupos exclusivamente femininos. A iniciativa é realizada em parceria com o Senai (Coelba, Celpe e Cosern) e com o Instituto Federal de São Paulo (Elektro).

Queremos oferecer oportunidade a esse público que busca formação profissional em meio à crise para ajudá-los a participarem de processos seletivos e se inserirem com rapidez no mercado de trabalho”, diz Régia Barbosa, superintendente de desenvolvimento Organizacional e cultura da Neoenergia.

Retomada com segurança

A solução foi aceita pelos alunos, que foram consultados sobre a possibilidade de participação nas aulas remotas antes de a empresa optar por esse modelo. Além disso, participaram de webinars sobre saúde e segurança e treinamentos sobre a utilização das plataformas.

Orientamos que todos os estudantes reservassem um ambiente em casa para assistir às quatro horas diárias de aulas e usassem o uniforme do curso, tudo para favorecer esse ambiente de ensino e aumentar a conexão. Além disso, instruímos com ações de passo a passo sobre o que fazer caso haja quedas na internet ou como tirar dúvidas no ambiente virtual”, relata Régia Barbosa.

As aulas presenciais serão reiniciadas nos próximos meses após a conclusão do módulo teórico do curso. Essa etapa será realizada em ambientes abertos e seguindo o protocolo de acordo com as normas estaduais de saúde e segurança, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento de dois metros entre os alunos e as orientações de higiene pessoal.

Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas é realizada pela Neoenergia desde 2017 e já capacitou 1.330 alunos nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.  Desse total, alunos 768 foram contratados pelas empresas do grupo. Em 2019, a Neoenergia promoveu uma iniciativa pioneira ao criar as primeiras turmas exclusivamente para mulheres, a fim de promover a diversidade e inclusão.

Fotos: Neoenergia/Divulgação

  • SOBRE A NEOENERGIA: companhia de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,5 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 685,2 km de linhas em operação e 4.862 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Sobre a Cosern

Detentora da melhor pontuação no ranking entre as empresas com mais de 400 mil clientes do Nordeste no Prêmio Aneel de Qualidade e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa da Neoenergia, está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.
  • Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Cosern.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here