fbpx

SENDI 2020 é lançado em Vitória e terá como tema: “O futuro do setor – Descarbonização, Descentralização e Digitalização”

Pela primeira vez, a cerimônia do Prêmio Abradee, que reconhece as Distribuidoras de energia que mais se destacaram no cenário nacional, será realizada durante o evento

Vitória, 22 de agosto de 2019 – Realizado a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) é hoje o maior evento do segmento de distribuição de energia elétrica do Brasil. Em 2020, entre os dias 23 a 26 de junho, o evento terá como tema “O futuro do setor – Descarbonização, Descentralização e Digitalização”, abordando as macrotendências de transformação do setor de energia. Pela primeira vez no Espírito Santo, a previsão é que cerca de 4 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior, compareçam ao XXIV SENDI.

O seminário acontecerá no Pavilhão de Carapina, na Serra, e está sendo organizado pela EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico brasileiro, e promovido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

O SENDI ocupará uma área de mais de 20 mil metros quadrados e oferecerá ampla circulação aos participantes integrada à ExpoSendi, onde estarão instalados os estandes, além de 12 arenas silenciosas onde vão acontecer os painéis de debates, apresentações de trabalhos e palestras.

Com uma programação diversificada, o evento contará ainda com o demoday (espaço voltado para startups) e seminário jurídico, entre outros. É no SENDI que acontece, também, o Rodeio Nacional de Eletricistas, uma competição entre eletricistas vindos de todo o País, que demonstram a realização das suas tarefas diárias, partilhando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil.

“Para o SENDI 2020, vamos trazer uma novidade: pela primeira vez a cerimônia do Prêmio Abradee, que promove o reconhecimento às Distribuidoras de Energia que mais se destacaram no cenário nacional, será realizada durante o evento”, revela o diretor da EDP no Espírito Santo, João Brito Martins.

O diretor da EDP destaca ainda a importância da realização do evento para o Estado do Espírito Santo. “Trazer o maior seminário do segmento de distribuição de energia elétrica para o Espírito Santo reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que o evento, que reúne cerca de 4 mil visitantes de todo o País e do exterior, durante uma semana, é uma grande oportunidade de promoção do Estado, fomento do turismo e movimentação da economia”.

O presidente da Abradee, Marcos Aurélio Madureira da Silva, acrescenta sobre a importância do evento para o setor. “Este é o maior momento do setor de distribuição de energia brasileiro, quando temos a oportunidade de unir todos os stakeholders, de forma estruturada e compartilhada para contribuir na evolução do segmento, com o objetivo primordial de melhorar as condições de atendimento ao mercado da distribuição de energia”.

Sobre a EDP no Espírito Santo

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, está entre as empresas privadas que mais investem no Estado. Contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável e levando conforto e qualidade de vida aos capixabas, nos últimos cinco anos, a Empresa realizou investimentos que totalizaram R$ 1,3 bilhão.

Sua área de concessão compreende 70 dos 78 municípios do Estado, abrangendo mais de 90% do seu território e da sua população, e a Concessionária é responsável pela geração de cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

O plano de investimento da EDP no Estado contempla as áreas de expansão e modernização da rede elétrica, substituições preventivas de equipamentos, combate às perdas e infraestrutura e atendimento ao cliente, fundamentais para a continuidade de um serviço de qualidade superior, além do incremento da segurança do sistema elétrico. Essa infraestrutura eleva a capacidade do Espírito Santo de atrair de novas empresas e investidores, visto que uma rede elétrica segura e confiável é um dos principais atrativos para a instalação de novas indústrias e comércios no Estado.

A EDP no Espírito Santo está entre as melhores distribuidoras do Brasil em termos de qualidade de serviço e Vitória é a capital do Brasil com melhor desempenho nesse índice, com uma interrupção média inferior a 3 horas por ano.

Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a EDP desenvolve ações que beneficiam as comunidades, como o curso gratuito Escola dos Eletricistas, voltado para jovens que buscam uma qualificação profissional.

Por meio do Instituto EDP, a Distribuidora desenvolve iniciativas para a geração de renda, melhora da qualidade do ambiente estudantil, incentivo ao esporte e apoio à saúde. Nos últimos 10 anos, foram cerca 90 mil pessoas beneficiadas em mais de 150 ações sociais no Espírito Santo.

Sobre a Abradee

A Abradee reúne 41 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do País e que, juntas, são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Atua há 44 anos para o desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro.

A Abradee tem como bandeira contribuir para o desenvolvimento do País por meio de um segmento de distribuição de energia elétrica sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes. A visão é agregar valor para as empresas distribuidoras, para os clientes e para o País, constituindo-se num agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.